sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

BEATA ALEXANDRINA (3)

Na Póvoa de Varzim

Aos seis anos, a mãe enviou a Alexandrina para a Póvoa de Varzim para estudar, onde já estudava a Deolinda. A menina não se aplicou, preferindo dar largas à brincadeira. Quando regressou, sabia pouco do que lhe quiseram ensinar.
Mas a sua passagem pela Póvoa mostrou-lhe a vida urbana duma pequena cidade – muito diferente da da sua freguesia rural –, deu-lhe a conhecer o mar e permitiu-lhe sentir o que era a Igreja sob a perseguição republicana.
As leis despóticas de Afonso Costa eram apoiadas sobretudo pelos sucessivos administradores, Dr. Pedro Campos, Prof. Tomás dos Santos e Santos Graça, e pelos jornais A Propaganda, O Intransigente e O Comércio da Póvoa de Varzim.
Nesta perseguição, o maçónico Santos Graça tem um lugar especial por ter ocupado o cargo mais tempo, por ter feito os arrolamentos dos bens das paróquias, por ter promovido o silenciamento do jornal O Poveiro e o exílio do prior local.
Além disso, sabendo muito bem que o Colégio do Sagrado Coração de Jesus não era das Doroteias, mas sim de uma delas, não as defendeu como era seu dever.
Foi neste período que a Alexandrina fez a Primeira Comunhão e o Crisma.
Altar-mor da Matriz da Póvoa de Varzim; foi frente a ale que a Alexandrina fez a sua Primeira Comunhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário