domingo, 22 de março de 2015

Pequena biografia da Beata Alexandrina (8)

No Estado Novo

A adesão ao regime saído do 28 de Maio não deixava dúvidas sobre a recusa popular da Primeira República e do seu projecto. O que mais adiante se passou com os republicanos espanhóis e mesmo com os comunistas soviéticos confirmava o acerto dessa recusa.
Na Póvoa destacavam-se então algumas figuras ilustres como o Dr. Abílio Garcia de Carvalho, a Madre Sá e outros. Todos tinham sido vítimas dos republicanos e eram cidadãos impolutos e católicos militantes e esclarecidos. Não os movia a vingança.
O médico Dr. Abílio Garcia de Carvalho, com uma nomeada de activista católico que ia muito além dos limites da Póvoa, capitaneava as hostes do novo regime e viria a ser presidente da câmara. O jornal Idea Nova de 29 de Julho de 1933 noticia a dinamização da criação da União Nacional que ele promoveu em Balasar.
Nesta freguesia, a substituição do Pe. Manuel Araújo pelo Pe. Leopoldino fora muito benéfica.
É neste ambiente do Estado Novo que vai viver agora a Alexandrina, um meio em que as pessoas se sentem gratas ao regime que lhes devolveu a liberdade e a dignidade que outros lhes tinham roubado.
Dr. Abílio Garcia de Carvalho, que havia de ser médico da Alexandrina.

Sem comentários:

Enviar um comentário