segunda-feira, 9 de março de 2015

Morreu o Pe. João Marques

Recebemos no passado dia 6 a notícia da morte do Pe. João Marques (1929-2015). Conhecíamo-lo desde há muitos anos e por isso no dia 7 fomos à celebração eucarística em seu sufrágio a que presidiu na Misericórdia poveira o Sr. Arcebispo. Não fomos porém ao enterro.
Se não erramos, ao tempo da beatificação o Pe. João Marques era o único sacerdote professor catedrático na área do arciprestado, mas não lhe conhecemos uma linha escrita sobre a Beata Alexandrina. Isto é de estranhar.
Uma vez ele explicou-nos o seu ponto de vista sobre ela. Pareceu-nos então, e ainda nos parece, de muito reduzido alcance. Mas mais, indicou-nos uma publicação dum intelectual de raiz poveira donde a Beata se saía pobremente – e que por isso consideramos que só pode vir de quem não a entendeu.
Mas não é isso suficiente para o lembrarmos. Nós ouvimos várias conferências deste professor e já tínhamos decidido não o voltar ouvir, tal o desencontro entre o que dele ouvíamos e o que pensávamos. Era o caso principalmente de Santos Graça, que consideramos um dos perseguidores republicanos da Igreja na Póvoa e que o Pe. João Marques exaltava.
Como podia isso ser? Como podia a pequena Alexandrina ter conhecido uma Igreja perseguida e virem agora louvar os que a perseguiam?
O Pe. João Marques confessava um débito grande para com o Pe. José Cascão, antigo reitor da Capela da Senhora das Dores, e para com a sua biblioteca (que conhecemos). Foi este Pe. Cascão que incitou crianças como a pequena Alexandrina a angariarem donativos para essa capela.

Sem comentários:

Enviar um comentário