terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ainda sobre a Capela da Senhora da Lapa


A escolha feita por Manuel Nunes e D. Benta da invocação de Nossa Senhora da Lapa para a sua capela merece um esclarecimento.
Desde alguns anos antes, um sacerdote nascido no Brasil, cónego da Sé de São Paulo e monsenhor, de nome Ângelo Sequeira, desenvolvia em Portugal, e em concreto no Porto e na Diocese de Braga, intensa e bem-sucedida actividade de divulgação da devoção à Senhora da Lapa. Era um homem cheio de entusiasmo e de obras e por isso mobilizava as pessoas. Sabe-se que está na origem da Igreja da Lapa, no Porto, e da igreja da mesma invocação, em Braga e sabe-se também que esteve na Póvoa, certamente em 1755, onde se fundou a “Confraria de Nossa Senhora da Lapa, Amparo dos Homens do Mar”.
O Pe. Ângelo Sequeira é autor de vários livros. Num deles, a Botica Preciosa da Lapa e Tesouro Precioso da Lapa (a Senhora da Lapa é que é a botica ou farmácia preciosa e o tesouro precioso), além de textos muito convincentes relativos à devoção à Senhora da Lapa, vem uma pintura da imagem da mesma Senhora. À semelhança dela, foram esculpidas muitas imagens e com certeza a que se venerou na Capela da Quinta.

Imagem de Nossa Senhora da Lapa divulgada pelo Mons. Ângelo Sequeira e que deve ter servido de modelo para a que se venerou na Quinta de Balasar.

O sobressalto provocado pela actividade do Pe. Ângelo Sequeira deixou marcas de que ainda hoje se conservam memórias na Póvoa e arredores.
Nesta localização encontra-se um óptimo trabalho de Agostinho Araújo sobre os "milagres" da Senhora da Lapa, de Vila do Conde, alguns de data como 1759, 1760 e 1761.
Colocamos a seguir cópia de um deles, de 1759, onde se vêem um negro e um branco muito bem vestidos. Estas vestes deveriam ser semelhantes às que se usavam em casa de Manuel Nunes. De reparar que a imagem de Nossa Senhora da Lapa é muito parecida com a que vem na obra do Pe. Ângelo Sequeira. O beneficiado era de São Simão da Junqueira.


Esta mensagem complementa alguns aspectos da anterior, mas não a substitui.

Sem comentários:

Enviar um comentário