segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Pe. Molho de Faria de novo em Balasar

O Pe. Molho de Faria pregou em Balasar em Maio de 1935 no âmbito duma festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, voltou a pregar nesse mesmo ano por altura da “festa do Sagrado Coração de Jesus promovida pelo Apostolado da Oração", em finais de Janeiro de 1937 inaugurou a Acção Católica em Balasar, e voltou um ano depois.
Veja-se a notícia desta última vinda:

Foi também um sucesso a festa jocista ultimamente realizada. A Hora de Adoração Nocturna, no sábado, foi concorridíssma, estando Jesus Hóstia exaltado num elegante trono adornado de profusão de lumes e lindas flores. O sermão do Sr. Dr. Molho de Faria agradou muitíssimo. Findo o acto religioso, os assistentes dirigiram-se em grupos, alumiados por fachos ardentes e cantando versos a Jesus Sacramentado, o que constituiu um espectáculo único.
No domingo, pela manhã, houve missa dialogada, homilia pelo Sr. Dr. Molho de Faria e comunhão geral a que concorreram algumas centenas de fiéis. De tarde, realizou-se a tocante cerimónia de entronização do Sagrado Coração de Jesus no salão paroquial, a que presidiu o nosso Rev. Abade Leopoldino Rodrigues Mateus, que foi incansável na organização da festa. Benzida a imagem na igreja, foi conduzida pelos jocistas cantando versos ao Senhor até ao salão, onde foi entronizada e onde ficou a presidir às reuniões da Acção Católica. A seguir houve sessão solene de propaganda católica, presidida pelo Sr. Dr. Molho de Faria, em que falaram da Acção católica os presidentes dos grupos locais, o nosso Rev. Abade e o Sr. Dr. Molho, recitando poesias algumas benjaminas. 
Na igreja paroquial fez-se a seguir a admissão nas fileiras católicas de algumas jocistas e benjaminas, fazendo sobre o acto um eloquente discurso o Sr. Dr. Molho de Faria. O religioso acto terminou com a recitação do terço, bênção eucarística e canto do novo hino a Cristo-Rei, acompanhado a harmónio pelo Sr. Abade de Rates. Assistiram à festa muitas pessoas das freguesias vizinhas e da Póvoa de Varzim afectas à interessante obra da Acção Católica. Parabéns às jocistas pelo brilhantismo da sua festa que marcou nos anais religiosos desta freguesia.


Quando, sete anos mais tarde, presidir à lamentável comissão para estudar o caso da Alexandrina, não era um novato na freguesia. E o salão paroquial ficava bem perto da casa dela e para lá chegar passava-se frente a essa humilde habitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário