sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Joaquim Machado (1)

No nosso livro Balasarenses colocámos bastante informação sobre o grande bairrista e lavrador abastado que foi Joaquim Machado (10/4/1888-23/6/1970). Embora soubéssemos que era o pai da Mariazinha Machado, não víamos que o seu nome devesse figurar numa página da Beata Alexandrina. Mas deve. No Cristo Gesù in Alexandrina, o Pe. Humberto dedica-lhe uma porção de linhas sob a epígrafe “ritorno di una pecorella”, regresso duma ovelha.
Sob este título, na página 93 (do mesmo Cristo Gesù in Alexandrina), Alexandrina fala duma conversão. O Pe. Humberto questionou a Deolinda sobre este convertido anónimo. Ela respondeu em 6 de Setembro de 1973:
Sobre o pedido que me faz, é verdade o que me disse, mas não tenho uma lembrança muito clara. Aconteceu com o Sr. Machado, pai da Mariazinha. Ele não frequentava os sacramentos desde há muito e quando visitava a Alexandrina ela falava-lhe sempre nisso. Um dia finalmente decidiu-se e exprimiu o desejo de se confessar ao Pe. Pinho. A minha irmã deu-lhe um bilhete de recomendação e ele foi a Braga. Voltou muito contente e veio agradecer à Alexandrina. Devo dizer que este homem teve sempre uma grande estima pela minha irmã. É verdade, como diz V. Rev., que se apresentou à mesa eucarística sem respeitos humanos.
O episódio remonta a Março de 1941.
Em Agosto de 1935, Joaquim Machado ofereceu vários bancos para a Igreja Paroquial e muito mais tarde fez parte das comissões para a compra dos sinos novos e para a do Cruzeiro Paroquial.

Joaquim Machado e a filha, Mariazinha Machado.

Sem comentários:

Enviar um comentário