terça-feira, 19 de agosto de 2014

A propósito duma notícia de Maio de 1951


No Idea Nova de 5 de Maio de 1951, informou o Pe. Leopoldino:

Houve nesta freguesia a concentração das associadas da Liga Agrária Feminina, a que compareceram associadas das freguesias de Amorim, Aver-o-Mar, Rates, Touguinha, Gondifelos e Fradelos. A todas falou com entusiasmo e largo conhecimento do assunto a Sra. D. Amélia Reis, directora diocesana, residente em Braga.
Foi nomeada a seguinte comissão para a fundação da mesma obra e que ficou assim constituída: D. Felismina Santos Martins, D. Maria Mendonça Machado, D. Ana Silva Malta e D. Teresa Ferreira Matias.

O que há de mais original nesta notícia é conter os nomes das três balasarenses penitentes do Pe. Molho de Faria (Felismina Martins, Mariazinha Machado e Teresa Matias), a que o Pe. Humberto atribuiu influência decisiva na comissão que em 1943 elaborou o relatório pedido pelo Arcebispo e de que iria resultar a nota de Junho de 1944 tão dolorosa para a Alexandrina.
A Liga Agrária Feminina integrava-se certamente na Acção Católica, que o Pe. Molho dinamizava.
A Felismina devia ser então muito conceituada para o seu nome ocorrer antes do da Mariazinha Machado, uma vez que não era propriamente agricultora e era pobre. Claro que a Mariazinha Machado também não era agricultora, mas era filha de um grande lavrador, Joaquim Machado.
Há um autor que diz que a principal informadora do Pe. Molho fora uma ex-doroteia. Felismina Martins não foi propriamente uma doroteia, apenas postulante doroteia, se não erramos.
Teresa Matias havia de ser a principal informadora da Prof.ª Zulmira quando ela escreveu o seu trabalho sobre aspectos etnográficos de Balasar. Vem lá uma fotografia dela.
Da Mariazinha Machado, sabemos que escreveu uma carta ao Pe. Heitor a negar que tenha tido a responsabilidade que o Pe. Humberto lhe atribuiu. 
Porque é que uma concentração destas, como outras, decorreu em Balasar? Com certeza pelas invulgares dimensões da igreja paroquial.

Sem comentários:

Enviar um comentário