sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A antiga Igreja Paroquial de São Salvador de Gresufe no Tombo de 1542


A Igreja Paroquial de São Salvador de Gresufe (no Tombo da Comenda de 1830 continuava a escrever-se assim) ocorre no Tombo de 1542 ao fazer-se a delimitação de três propriedades. Estas ficavam no lugar de Além, mas pertenciam a um “casal de Gresufe”, certamente uma casa de lavoura que era de alguém do lugar de Gresufe ao tempo em que mandou edificar a igreja. Escreveu-se no tombo:

Pegado com São Salvador, um campo todo tapado e valado sobre si: parte da parte do mar com a igreja e cortelho da mesma igreja e do norte com caminho e da terra com Campo da Eira e do vendaval com Landim; tem de comprido setenta e oito varas e de largo setenta varas; levará de semeadura dez alqueires.
Pegado com a mesma igreja, um cortelho tapado e valado sobre si; tem de comprido sessenta e sete varas e de largo vinte e sete varas; leva de semeadura três alqueires e meio; e parte da terra com Searas e do norte com caminho e do mar com ribeiro de Oucela e do vendaval com o valo do moinho e terra de Landim.
O Cortelho que se chama da Searinha, todo tapado e valado sobre si; tem de comprido noventa e cinco varas e de largo trinta e cinco varas; leva de semeadura dois alqueires e meio; parte do vendaval com caminho da igreja e do mar com ribeiro da Oucela e da terra com a Vinha da Seara e do norte com Vinha do Abade.

Por São Salvador entende-se Igreja de São Salvador de Gresufe; os pontos cardeais são identificados respectivamente como norte, vendaval (sul), terra (nascente) e mar (poente). O caminho que fica a norte do primeiro campo e do cortelho da igreja e a sul do cortelho da Searinha corresponde à actual rua que vai de Vila Pouca para Além. O ribeiro de Oucela é o ribeiro que vem de Gresufes para o rio Este. A palavra Landim refere-se a terras foreiras ao Mosteiro de Landim.
Para o balasarense de hoje, é a delimitação do Cortelho da Searinha que mais claramente garante esta localização da antiga Igreja de São Salvador de Gresufe: ele ficava a nascente do ribeiro, a norte do caminho da igreja e a sul da Vinha do Abade. Ora este último nome continua ainda hoje em uso. O cortelho de que aqui se fala hoje não é cortelho pois uniu-se à Vinha da Seara fazendo assim um largo campo.

Outra "Balazar"

Na Corunha, em Ordes, na Rua Fonte, há qualquer lugarejo com o nome de "Balazar".

Sem comentários:

Enviar um comentário