segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Tombo da Comenda de 1830 e a antiga Igreja Paroquial de São Salvador de Gresufe


Ao tempo do Tombo de 1542, estava ainda de pé o edifício da Igreja Paroquial de Gresufe, mas não era assim em 1830, ao tempo do Tombo da Comenda. Vejam-se porém as “medições” correspondentes aos prédios de 1542 assinalados na penúltima mensagem. Aquele campo sem nome onde ficava a igreja é agora o Campo da Oliveira de São Salvador:

Item o Campo da Oliveira de São Salvador no mesmo lugar de Além que sendo medido do nascente ao poente, pelo lado norte, junto do caminho que vai para a igreja fazendo um cotovelo de fronte da entrada do caminho que vai para o Campo da Searinha, tem oitenta e seis varas; do norte ao sul pelo poente tem oitenta e duas varas; do poente ao nascente pelo sul tem setenta e duas varas; e do sul ao norte pelo nascente tem noventa e uma varas e meia.
Parte do norte com o caminho que vai para a igreja, do poente com o Campo do Ribeiro deste mesmo casal, que possui Manuel Francisco Malta, e pelo sul parte com o Campo dos Valacos, do casal de Vila Pouca, que possui António da Costa Raposo; pelo nascente parte com o primeiro assento deste casal, que possui António Domingues. Levará de semeadura doze alqueires de centeio. Tem árvores de vinho em volta e possui-o o caseiro António Domingues.

O Campo do Ribeiro cuja medição se segue era o antigo Cortelho da Igreja:

Item o Campo do Ribeiro, circundado sobre si, no mesmo lugar de Além, que sendo principiado a medir junto do caminho que vai para a igreja, tem de comprido pelo lado do nascente oitenta varas, pelo poente tem oitenta e nove varas, de largo pelo norte tem trinta e cinco varas, pelo sul tem trinta varas.
Parte pelo nascente com o Campo da Oliveira deste mesmo Casal, que possui António José Domingues, pelo poente parte com ribeiro, pelo norte parte com caminho que vai para a igreja e pelo sul parte com o Campo chamado da Água, foreiro ao Mosteiro de Landim, que possui Manuel Francisco Ferreira. É terra lavradia com árvores de vinho e dentro tem um moinho. Levará de semeadura quatro alqueires de centeio e possui-o Manuel Francisco Malta.

Por fim o Campo da Searinha era o antigo Cortelho da Searinha embora a medição não condiga:

Item o Campo da Searinha no mesmo lugar de Além, lavradio, com uveiras por todos os lados à excepção do norte, o qual medido do norte ao sul pelo lado do nascente tem dezoito varas, e do nascente ao poente pelo norte tem setenta e sete varas, e do poente ao nascente pelo sul tem setenta e nove varas.
Parte do nascente com o caminho da serventia para os campos desta comenda e do norte parte com o Campo da Vinha do Abade, que antigamente se chamava a Vinha Velha deste casal e com a Vinha do caseiro que antigamente se chamava o Cortelho do Pevidal do casal de Vila Pouca desta Comenda, que possui António da Costa Raposo, do poente parte com o ribeiro, e do sul parte com o caminho que vai para a igreja. Levará de semeadura quatro alqueires de centeio e o possui o caseiro António José Domingues.

Nestas medições o caminho que vai para a igreja é o que vem de Além para Vila Pouca, pois por igreja entendia-se então a do Matinho. Pela maior parte das confrontações vê-se facilmente que que os prédios são os mesmos de 1542.
Para o presente caso, o Campo da Oliveira de São Salvador é o que mais interessa. São Salvador parece continuar a equivaler a Igreja Paroquial de São Salvador de Gresufe. A oliveira deve lembrar as antigas oliveiras do adro destinadas a concorrer para a manutenção da lamparina do Santíssimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário