quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Beata Alexandrina e a Beatificação do P.e Cláudio de la Colombière

Era de esperar que o Mensageiro desse grande realce a S. Margarida Maria Alacoque e ao seu director espiritual, o P.e Cláudio de la Colombiére: com estes é que tinha nascido a devoção da Sagrado Coração.
Em 1929, o P.e Cláudio de la Colombiére foi beatificado e o Mensageiro naturalmente exultou: durante anos (até ao fim de 1932 pelo menos), manteve uma secção sob o título de “Amigos do Sagrado Coração” onde foram publicadas principalmente as biografias do novo beato e da sua dirigida.
Que relação pode ter isto com a Beata Alexandrina?
A secção dos “Amigos do Sagrado Coração” abria com um arranjo pictórico e floral onde se enquadrava, entre outras coisas, o lema “sofrer, calar, amar”. Ora é difícil não estabelecer alguma relação entre este e o convite que a Alexandrina ouviu, repetidas vezes, pelos anos de 1931-1922, asofrer, amar, reparar”.
Quando, em 30 de Julho de 1935, Jesus lhe pede que diligencie para que o mundo seja consagrado a Sua Mãe, evoca S. Margarida.

Assim como pedi a Santa Margarida Maria para ser o mundo consagrado ao meu Divino Coração, assim o peço a ti para que seja consagrado a Ela ( à Sua Mãe) com uma festa solene.

S. Margarida não era uma santa popular. O P.e Pinho tinha adquirido uma imagem dela para a Basílica (ainda muito incompleta) do Sagrado Coração de Jesus e havia outra imagem em Bagunte. Mas não haveria mais nas redondezas.
Não é por isso de modo nenhum de excluir que a Alexandrina conhecesse o nome da santa e algo da sua vida pelo Mensageiro, ainda que indirectamente, isto é, não propriamente por o ler, mas por ouvir falar sobre ele ao tempo da beatificação do hoje S. Cláudio la Colombière.
Imagens: 
Em cima, Beato la Colombière segundo imagem publicada no Mensageiro.
A meio, fragmento duma página do Mensageiro onde se pode ver o lema "sofrer, calar amar".
Em baixo, conjunto escultórico da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim, que representa uma aparição do Sagrado Coração a S. Margarida Maria Alacoque.

2 comentários:

  1. "não propriamente por o ler". Claro que não. Saberia lá Alexandrina ler...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Jaime, a Alexandrina sabia muito bem ler e até escrevia razoavelmente!
      J.F.

      Eliminar