quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sagrado Coração de Jesus

Já tínhamos visto em Balasar uma bandeira da Associação do Coração de Jesus e vimos agora outra – pareceu-nos que não era a mesma – que continha as célebres palavras: “Eis o Coração que tanto amou os homens”. Se não eram exactamente estas, remetiam para elas. Mas na bandeira havia uma data, 1936, e isso valoriza-a muito.
1936 foi o ano em que o P.e Mariano Pinho entendeu que era para tomar a sério o pedido da consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria – e nesse pedido entrava o nome de Santa Margarida Alacoque, a quem Jesus fizera as revelações acerca do seu Sagrado Coração.
E o P.e Pinho veio a Balasar esse ano pelo menos três vezes, em Janeiro, Maio e Agosto.
Sobre esta última vinda a Balasar, o P.e Leopoldino escreveu em 31 daquele mês para o Idea Nova (a notícia saiu em 12 de Setembro):

Revestiu-se de grande brilhantismo a festa do Sagrado Coração de Jesus ontem realizada. As conferências do Sr. P.e Mariano Pinho foram concorridas principalmente pelos homens, que ocupavam a maior parte do templo. O assunto – o Apostolado da oração e a Acção Católica – versado com grande mestria pelo grande orador, foi ouvido com atenção e agrado. Em três dias houve reunião de confessores, sendo a comunhão geral de domingo numerosíssima, tomando nela parte mais de dois terços da freguesia.
Durante o tríduo, distribuíram-se 2.000 comunhões. A missa da festa, canta pelo Rev. Abade, acolitado pelo Rev. Abade de Macieira e S. Martinho do Outeiro, teve grande concorrência, estando encarregado da parte cantante o coro das mulheres, acompanhadas a harmónio pelo Rev. Abade de Rates.
De tarde, houve sermão, acto de consagração, bênção papal e procissão em que Jesus-Hóstia foi levado em triunfo por todo o povo da freguesia, entoando cânticos e passando por um tapete de verdura, vendo-se um artístico tapete de flores em frente à casa da Sra. Rosa Murado. Na larga igreja, foi dada ma bênção pública depois de uma brilhante alocução do Rev. Pinho, sendo Jesus sacramentado muito vitoriado com palmas, vivas e acenar de lenços. As crianças da Cruzada Eucarística empunhavam uma linda bandeira com a cruz de Cristo, entusiasmando-se muito ao saudar com ela Jesus-Hóstia. Enfim, foi uma festa que deixou saudades e deva agradar ao Sagrado Coração de Jesus a quem foi dedicada.
Parabéns aos zeladores do Apostolado da Oração.

Datará de então a bandeira?
Em 1 de Outubro de 1954, a um ano de falecer, a Alexandrina ouvi Jesus pedir-lhe que espalhasse a devoção ao seu Coração e ao da sua Mãe:

“Faz, esposa querida, que se espalhe no mundo todo o amor dos nossos Corações”.
Quem nos arranja fotografias das bandeiras que mencionámos acima?

Sem comentários:

Enviar um comentário