segunda-feira, 29 de julho de 2013

Faleceu o Comendador Alcindo Cardoso, membro fundador da LIABA

Conhecíamos o Comendador Alcino Cardoso quase só de vista e como membro fundador da LIABA, Liga dos Amigos de Balasar. É com grande surpresa que tomamos agora conhecimento do notável currículo que dele nos enviaram (de que transcrevemos abaixo dois parágrafos). Os “testemunhos” que aqui se encontram dão dele apenas uma muito reduzida síntese.
Falecido no passado dia 21 de doença prolongada, celebra-se amanhã, terça-feira, na Igreja de São Luís dos Franceses (aos Restauradores, em Lisboa), pelas 19 horas, uma missa por sua alma, presidida pelo reitor P. Manuel Durães.
Nos últimos anos da sua vida, a beatificação pelo Papa João Paulo II da mística nortenha Alexandrina Maria da Costa (1904-1955) e os respectivos textos impressionaram-no sobremaneira e interpelaram-no decididamente. A sua atitude básica em relação ao sentido da vida e a uma visão cristã da existência humana saiu profundamente renovada pelo contacto com a espiritualidade da beata Alexandrina. Isso tornou-o um notável benfeitor de Balasar: comprou, com alguns amigos, uma casa e preparou-a para facultar às pessoas em demanda do Deus dos Sacrários e de Jesus Cristo um meio de aí permanecerem e aprofundarem a intimidade com o sobrenatural, a partir da vivência da beata Alexandrina. Dessa iniciativa nasceu a Associação LIABA (Liga dos Amigos de Balasar), destinada a promover a dinamização desse lugarzinho do Norte de Portugal, onde nasceu e morreu uma das maiores místicas de 2000 anos de cristianismo e, certamente, da história da humanidade: a beata Alexandrina Maria da Costa.
Casa da LIABA, em Vila Pouca, Balasar, ainda a necessitar de obras.
o
O exemplo de firmeza nas convicções, de capacidade de acção e de proverbial generosidade tornou-se fonte de inspiração e respeito para quantos contactaram com Alcino Cardoso, tornado benfeitor fiel da beata Alexandrina na sua ascensão para os altares. Ele deixa um exemplo de capacidade de empreendimento, coerência de convicções, respeito pelo fenómeno humano, solidariedade cristã, serenidade desassombrada e esperança sobrenatural. Os seus amigos reúnem-se na próxima terça-feira, dia 30, às 19 horas, na Igreja de São Luís dos Franceses (aos Restauradores), para honrar a sua memória, exprimir à família o seu pesar e encomendar o seu destino eterno a esse “Deus dos sacrários”, que a beata Alexandrina de Balasar adorou com paixão exclusiva e em que Alcino Cardoso acreditou com a alegria e a confiança de um bom filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário