quinta-feira, 18 de julho de 2013

Causa da Beata Alexandrina na Agência Salesiana de Notícias

Veja esta notícia publicada pela Agência de Notícias Salesiana (ANS):

17 de Julho de 2013 - Portugal - Iniciativas para promover a causa da Beata Alexandrina Maria da Costa

(ANS - Balasar) – No domingo 14 de Julho, houve em Balasar celebrações para assinalar o 50.º aniversário da morte do padre Mariano Pinho, jesuíta e primeiro director espiritual da Beata Alexandrina Maria da Costa. Participaram alguns membros da Família Salesiana de Portugal e Itália, como o padre Pierluigi Cameroni, postulador geral das causas dos santos da Família Salesiana.

Para comemorar este grande director espiritual da Beata Alexandrina, foi organizada uma exposição sobre a sua vida e proferidas duas palestras, uma pelo padre Dário Pedroso, SJ, e outra pela cooperadora salesiana Maria Rita Scrimieri. O dia terminou com uma concelebração solene.
Tem vindo a crescer o interesse pela espiritualidade e mensagem da Beata Alexandrina desde a sua beatificação em 2004. Nos fins-de-semana, entre 3.000 e 5.000 pessoas visitam os locais que preservam a memória da sua vida e testemunho. Em resposta aos pedidos de alojamento e acompanhamento espiritual de muitos peregrinos, em 14 de Julho, a diocese de Braga, com o arcebispo D. Jorge Ortiga, com o pároco de Balasar, Manuel Casado Neiva, e a Fundação Alexandrina de Balasar, inaugurou um concurso para o planeamento e construção de um Santuário Eucarístico dedicado à Beata Alexandrina.
Também foi iniciado o trabalho para a edição crítica dos escritos da mística de Balasar. A Família Salesiana está presente em Balasar com o Centro de Espiritualidade Da mihi animas, cetera tolle (Dá-me almas, tira o resto), aprovado pela Província Portuguesa e promovido e servido por Maria Rita Scrimieri.
A Beata Alexandrina, grande devota da Eucaristia e porta-voz para a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, teve como seu segundo director espiritual o Pe. Humberto Maria Pasquale, SDB, que também se tornou um grande promotor da sua causa de beatificação. Ele encorajou a Alexandrina a continuar a ditar o seu diário, quando percebeu as alturas espirituais que ela tinha alcançado. Ela fez isso em espírito de obediência até à sua morte.

Em 1944, a Alexandrina tornou-se membro da Associação dos Cooperadores Salesianos. Ela queria o seu diploma de inscrição colocado "onde estivesse sempre diante de seus olhos", de modo a poder colaborar com o seu sofrimento e a sua oração na salvação das almas, especialmente as dos jovens. O seu testemunho sublinha a necessidade de conversão pessoal constante e ela oferece um excelente exemplo da dimensão sacrificial do carisma salesiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário