domingo, 30 de junho de 2013

O P.e Mariano Pinho no Telo

Curiosa esta correspondência do P.e Leopoldino para a imprensa poveria. Data de Março de 1939. O Telo é um lugar de Balasar.

Entrámos no novo ano e realmente para o povo religiosos e temente a Deus desta freguesia coisas novas se vêm realizando para a sua renovação espiritual. Logo na entrada do ano se verificou o tríduo da Acção Católica, promovido pela J.A.C. Durante o decurso das conferências, o auditório era mais de homens do que de mulheres e na comunhão geral da Festa do Menino Deus abeiraram-se da Mesa Eucarística mais pessoas do sexo masculino do que do sexo feminino. Ora isto não é novo?

Concluída a festa da Acção Católica, a J.A.C., dirigida pelo nosso estimado pároco, promoveu na casa Família Campos Matos, no Telo, um retiro espiritual, sendo conferente o Rev. Dr. Mariano Pinho, S.J. Neste retiro tomaram parte 30 raparigas, quase todas da Juventude Católica Agrária, desta e doutras freguesias. É de esperar abundantes frutos espirituais. Os rapazes, ao saberem da realização dos exercícios espirituais para as jovens, perguntavam: - E para nós não há retiro? Não somos filhos de Deus?
Ora isto não é novo para o povo das nossas aldeias? Quando entre nós se falou de Acção católica e exercícios espirituais para o povo? Eis a obra da J.A.C. Se os pais querem ter filhos bons e patriotas, amigos de Deus, da Pátria e da Família, devem filiá-los na J.A.C., o braço direito dos párocos.

Informaram-nos que a Paróquia de Balasar ia promover uma exposição sobre o P.e Mariano Pinho no salão da Junta de Freguesia. 
Uma rádio americana está a ler aos poucos para os ouvintes o opúsculo do Kevin Rowles Blessed Alexandrina a living miracle of the Eucharist.

Na imagem, a casa onde decorreu o retiro dirigido pelo P.e Mariano Pinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário