quinta-feira, 23 de maio de 2013

O milagre de Maria Margarida, da Póvoa de Varzim (3)

Este milagre, de 1838, é um milagre de emigrante. Uma senhora poveira, de nome Maria Margarida, viúva, tinha um filho no Brasil desde há muito e poucas notícias lhe chegavam. Depois de orar, «com muitas lágrimas», na presença da Cruz, o filho «lhe apareceu à porta sem ser esperado».
Diz a cartela:
“Milagre que fez Nosso Senhor por intercessão de sua Santíssima Cruz Aparecida a Margarida, viúva, da Póvoa de Varzim, que tendo um filho nas terras do Brasil há 13 anos, com poucas notícias dele, recorreu ao dito Senhor, na presença da dita Cruz, com muitas lágrimas, e ele lhe apareceu à porta sem ser esperado. 1838 anos”.
A pintura é a mais original de todos os cinco milagres. Desde logo porque a Cruz está desenhada no chão, como apareceu, junto a uma mulher em oração. Além da cruz, vê-se uma grande nuvem de tons brancos, que parece evocar a que guiava o povo hebreu na caminhada no deserto. Dela, um Olho de Deus, inscrito num triângulo isósceles, representando a Trindade Divina, como que reflecte para a mulher a força que sai da cruz através dum feixe luminoso ligeiramente colorido. Ou então a força da oração da mulher é que é significada nos raios que dela se dirigem para Deus, que torna a cruz capaz de operar o milagre.


A senhora, que, como a Maria Margarida, de Fão, aparenta ser de algumas posses, tem a cabeça descoberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário