sábado, 25 de maio de 2013

O milagre de Custódio José da Costa (5)

Segundo o P.e Leopoldino, a Junta de Paróquia de Balasar, em sessão de 29 de Junho de 1840, deliberou: “que o retrato de Custódio José da Costa seja posto no corpo da capela, encostado à parede, entre os milagres”.
Este retrato foi concebido como ex-voto, como fica claro da sua extensa legenda:

“Milagre que fez a Santa Cruz de Balasar aparecida a 21 de Junho de 1832 a Custódio José da Costa que, sendo o principal fundador desta capela, trabalhou 5 anos com o seu corpo e abonos de dinheiros prometendo à mesma Santa Cruz que, se lhe permitisse estas obras sem perigos nem assaltos de ladrões, e nela colocaria um painel com o retrato da sua efígie com a cruz na mão; e assim o concedeu a mesma Santa Cruz; e pede de mercê a todos que este lerem um Padre-nosso e uma Ave-Maria por minha intenção e por todos os benfeitores que ajudaram estas obras aplicado pelas almas de seus pais e por todas as do Purgatório”. 

Em 1840, Custódio José da Costa tinha 48 anos, o que condiz bastante bem com o que mostra a pintura. É um retrato de meio corpo e o retratado está bem vestido, com uma roupa que aparenta ser mais de inverno que de verão. Não usa barba. Tem a cruz na mão para vincar bem o papel que lhe coube na propagação e defesa da sua devoção. É um quadro muito maior que os restantes e complementa a outra informação que chegou até nós sobre Custódio José da Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário