quarta-feira, 1 de maio de 2013

Erros nos escritos históricos do P.e Leopoldino Mateus

O P.e Leopoldino Mateus foi um grande pároco de Balasar. Conjuntamente com isso, foi pregador de alguma nomeada e sobretudo jornalista.
Foi ainda pioneiro do estudo da história da freguesia. Mas o P.e Leopoldino não dedicava grande tempo à investigação, como se deduz dos seus escritos históricos.
De facto, propalou alguns erros sobre a história de Balasar. O mais evidente deles foi o de afirmar que o padroeiro de Gresufes era S. Adrião, quando, sem margem para dúvida, era S. Salvador. Se fosse S. Adrião, isso tinha de constar no Censual do Bispo D. Pedro e não está lá. E que era S. Salvador atestam-no as Inquirições de 1258 e de 1343, o tombo da freguesia de 1542 e vários outros documentos citados em O Bispo D. Pedro e a Organização da Arquidiocese de Braga.
Afirmou também o P.e Leopoldino que houve uma igreja paroquial no Casal. Estamos hoje em crer que de facto não houve. Parece que devia ter sido erguida aí, nesse populoso e central lugar, mas com certeza não foi.
O que deve estar na origem da ideia da existência desta igreja serão porventura umas propriedades que a paróquia aí possuiu e que até se terão chamado passal. Mas tais propriedades devem ter sido aquelas com que António da Costa Soares dotou a capela de Nossa Senhora da Piedade.
O facto é que em 1542 a igreja paroquial estava no Matinho e não se dá nenhuma indicação de que fosse construção recente. E a paróquia possuía aí largos haveres. E nos muitos documentos contidos no dossiê da construção da capela de nossa Senhora da Piedade não há qualquer alusão à antiga igreja paroquial.

Sem comentários:

Enviar um comentário