quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ainda a Via-Sacra


O P.e Humberto criou a Via-Sacra a partir de A Paixão de Jesus em Alexandrina Maria da Costa. Ela, e também o livro, foram um êxito: traduzidos ambos para japonês, a Via-Sacra foi mesmo musicada e passada na Rádio Maria (possuímos uma gravação)
Quando este livro do P.e Humberto se esgotou, os Signoriles publicaram um semelhante com o título de Sofferenza Amata. Mais adiante, ou ainda os dois ou já só a D. Eugénia, redigiram também uma Via-Sacra. Encontrámo-la, por exemplo, em Mi Amasti fino all’Estremo. Recentemente a D. Eugénia refê-la: a versão que resultou foi a que pretendeu que fosse colocada na Casa do Calvário.
A Prof.ª Maria Rita publicou também uma Via-Sacra, mas conhecemos ainda mais duas publicações com trabalho do mesmo género: o do P.e Pier Luigi Cameroni em Sui Passi di Alexandrina e um outro em opúsculo independente.
Pela nossa parte, colocámos a Via-Sacra em Orar com a Beata Alexandrina, livrinho de que já se venderam em Balasar vários milhares de exemplares.
De facto a caminhada que leva ao Calvário está no coração das vivências místicas da Beata Alexandrina: quase todos, senão todos, os colóquios dos Sentimentos da Alma a evocam.

Imagens: ao cimo, pequenina publicação com a Via-Sacra criada pelo P.e Humberto; mais abaixo, refrão musicado da mesma Via-Sacra, de uma outra publicação; ao fundo, 14ª estação da Via-Sacra em japonês.

Sem comentários:

Enviar um comentário