segunda-feira, 9 de julho de 2012

Faz agora 100 anos… (7)


Ida a Laundos

Mais um templo mariano na vida da Alexandrina – que há-de ir ao Sameiro pouco antes de acamar, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional de 1924, no qual participaram três actuais candidatos à beatificação: Fr. Bernardo de Vasconcelos (que passou algum tempo na Póvoa), o P.e Abílio Correia (que leu um trabalho no Congresso Eucarístico Diocesano que teve lugar na Póvoa, em 1925, e que tinha estado na Lapa) e o arcebispo de Évora de então, D. Manuel Mendes da Conceição Santos. Importante a experiência que aqui teve do monte, o monte de S. Félix. Nos seus escritos fala-se repetidamente da montanha, principalmente da do Calvário.
Lembro-me de ir acompanhar a minha patroa a Laundos, cumprir uma promessa a Nossa Senhora da Saúde. Connosco foi uma filha dela e a minha irmã. Esta ajudava-a, pegando-lhe na mão, porque ia de joelhos, e eu ia à frente dela, arrumando-lhe todas as pedrinhas, que encontrava no caminho. A filha, que era mais velha do que nós, foi para a brincadeira.Era muito dedicada à mulherzinha e quando me davam qualquer coisa boa, frutos, doces, etc., repartia com ela, que ficava toda satisfeita.Procedia assim, porque o meu coração assim o queria, apesar de ser muito má.
Este episódio decorreu já após o atentado anónimo à casa do administrador Sebastião Tomás dos Santos.

Na imagem, santuário de Nossa Senhora da Saúde em Laundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário