sexta-feira, 13 de julho de 2012

Faz agora 100 anos… (11)


O Crisma

D. António Barbosa Leão, que crismou a Alexandrina, era ao tempo bispo do Algarve, donde fora expulso em 6 de Janeiro. Mais tarde, seria bispo de Porto. Como ele, muitos bispos residiam fora das suas dioceses, como castigo de não aceitarem a imposição governamental das Cultuais.

Foi em Vila do Conde onde recebi o Sacramento da Confir­mação, ministrada pelo Exmo. Rev. Sr. Bispo do Porto. Lembro-me muito bem desta cerimónia e recebi-a com toda a consolação.
No momento em que fui crismada, não sei o que senti em mim; pareceu-me ser uma graça sobrenatural, que me transformou e me uniu cada vez mais a Nosso Senhor. Sobre isto, queria exprimir-me melhor, mas não sei[1].

Na imagem, D. António Barbosa Leão.

[1] É comum a Alexandrina reconhecer as limitações da sua expressão, mesmo sabendo dizer tantas coisas.
O arcebispo de Braga, D. Manuel Ba­ptista da Cunha, viveu parte do seu exílio em Vila do Conde (19 de Dezem­bro de 1912 a 13 de Maio de 1913), onde faleceu de morte natural.
Era então pároco da Vila o ilustradíssimo Monsenhor José Augusto Ferreira.
Não é impossível que na mesma ocasião em que a Alexandrina foi crismada o fosse também o futuro José Régio.

Sem comentários:

Enviar um comentário