segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sobre a festa da Santa Cruz


Recebemos ontem a informação de que no próximo dia 8 de Julho Balasar estará em festa – a festa do Senhor da Cruz. Isso leva-nos a colocar aqui uma notícia de Manuel Cândido dos Santos, datada de 4 de Junho de 1919 e saída n’O Comércio da Póvoa de Varzim:
Festividade – Realiza-se nesta freguesia, nos próximos dias 16 e 19, a grande festa em honra do Senhor da Cruz, que há 15 anos não se realiza (sic). É de esperar muita concorrência atendendo à fama que alcançou noutro tempo. Abrilhantará (sic) esta festa as afamadas bandas de música da Póvoa de Varzim e de Vizela.
Programa: Dia 18, ao meio dia, darão entrada no terreiro as duas bandas de música. À noite terão lugar o importante arraial de fogo preso e do ar e deslumbrante iluminação. Dia 19, às 10 horas, missa cantada e sermão por um distinto orador. Às 16 horas, sairá a majestosa procissão com andores, anjinhos, coros de anjos, etc.
A informação contida no primeiro parágrafo é que nos interessa: desde 1903 a 1919, não houve festa. Como se sabe, no ano de 1903, acontecera algo de grave. O P.e Leopoldino conta o que se passou:
No ano de 1903, a desordem foi tão prolongada que, ao romper da aurora, estando o capelão da Confraria a celebrar a missa, na capela, pediu o mesmo, que era o Rev.do Dr. Baltasar João Furtado (Azenha), de Gondifelos, ao ex-regedor Joaquim da Costa Oliveira, homem velho e sensato, para ir ao terreiro acabar com o barulho. Este, porém, em tão má hora o fez que foi morto com uma paulada na cabeça.
Em Junho de 1919, ainda paroquiava Balasar o mesmo abade Manuel Fernandes de Sousa Campos de 1903, que faleceria em Setembro, com 64 anos. 
Os romeiros antigos não devem ter acorrido. Houve outras tentativas de devolver a festa à dimensão anterior, mas sem êxito. Os romeiros voltariam mais tarde a Balasar, mas para ouvir a Beata Alexandrina.

Sem comentários:

Enviar um comentário