segunda-feira, 18 de junho de 2012

Relíquias (7)


A veneração das Relíquias

A veneração prestada às relíquias não se confunde com a veneração que ao comum das pessoas merecem as lembranças de familiares e amigos. De facto, como se viu em relação aos restos mortais da Beata Alexandrina, Deus associa à veneração desses objectos a concessão de graças. Esta veneração é muito antiga, como se pode verificar por exemplo pelas imagens de Lipsanotecas.
Que é a lipsanoteca? A Enciclopédia Católica ensina que é um termo usado às vezes como sinónimo de relicário, mas significando mais correctamente a caixinha que contém as relíquias e que é colocada dentro do relicário. Usa-se também para significar exposição de relíquias.
Em anos recentes partiu de Fátima um movimento para dignificação destas memórias dos santos. Encabeçaram-no Carlos Evaristo e o anglo-saxónico Thomas J Serafin.
Lipsanoteca é, aparentemente, a forma correcta da palavra, a que está mais próxima do étimo (em grego, relíquia diz-se leίyanon - leia-se léipsanon; a passagem daquele éi a i é comum. O segundo elemento da palavra, teca, ocorre em biblioteca, discoteca, hemeroteca, etc.)

Links:

Sem comentários:

Enviar um comentário