domingo, 24 de junho de 2012

Relíquias de S. João Bosco


As relíquias de S. João Bosco vão estar em Portugal em Setembro próximo e virão a Santa Clara de Vila do Conde, onde viveu uma pequena comunidade salesiana durante meio século, no dia 6 (Vila do Conde fica a cerca de 20 km de Balasar).
Para todos os que se preocupam com a educação da juventude isto só pode ser uma boa notícia.
É uma feliz coincidência que possamos anunciar isto no final do nosso pequeno estudo sobre as relíquias da Beata Alexandrina, que foi cooperadora salesiana.
Porque vivemos a menos de um quilómetro do Mosteiro de Santa Clara, aproveitamos para colocar aqui algumas imagens do que resta daquela que foi a maior casa religiosa feminina em Portugal até 1834.








Imagens de cima para baixo:
Exterior da Igreja de Santa Clara, abóbada da mesma, túmulo do fundador, túmulo da esposa de S. Nuno Álvares Pereira, representação do Sagrado Coração de Jesus (muito antiga), fragmento duma página do gradual comunitário, tocheiro, fachadas sul e poente dos "dormitórios novos" e rosto do livro setecentista Memórias dos Infantes (corresponde ao livro do P.e Humberto Eis a Alexandrina, pois destinava-se ao processo de beatificação e canonização de Afonso Sanches e D. Teresa - cujo êxito nos parece inteiramente inviável).

Sem comentários:

Enviar um comentário