sábado, 26 de maio de 2012

Três fotografias antigas


Há uma fotografia célebre, tirada em Balasar em 1929, a dos fundadores da Feira das Fontainhas; saiu inclusive numa publicação da CP da altura. Ela assinala um momento marcante da história daquele lugar. Talvez até aí ninguém na freguesia tivesse sido fotografado.
A Beata Alexandrina também foi então fotografada. Verdadeiramente, não é certo se o foi nesse ano ou no seguinte, mas inclinamo-nos a crer que foi o mesmo fotógrafo e no mesmo ano. Ela tem nas mãos um ramo de flores, em vez do crucifixo, que vai passar a ser uma sua marca.
Uma terceira fotografia antiga tirada em Balasar foi a da inauguração da Cruzada Eucarística em 1933. O P.e Leopoldino tinha chegado há pouco e, em colaboração com o P.e Pinho e vários balasarenses, pôs em marcha o grupo local da Cruzada.
O mais antigo fotógrafo de que temos conhecimento na freguesia foi Cândido dos Santos ou Cândido Pardal, mas o P.e Pinho também teve máquina fotográfica. A da Cruzada Eucarística pode ter sido tirada por ele. Das outras duas não sabemos quem fosse o fotógrafo, Cândido dos Santos talvez só tenha adquirido a máquina mais tarde.
Luís Joaquim de Oliveira, o Cirurgião da Bicha, foi fotografado em anos bem anteriores, mas tê-lo-á sido acaso em Famalicão, Póvoa ou até Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário