quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Salto (4)


A narrativa do Salto contada pela Rosalina

Rosalina Gonçalves de Almeida era aprendiz de costureira na sala da casa de D. Ana no momento do Salto. Das três jovens, era a de mais idade. Um dia contou o episódio ao P.e Humberto.

Teria eu os meus 19 anos, encontrei-me com a Deolinda e a Alexandrina nesta sala. A Deolinda costurava à máquina, a Alexandrina passava a ferro e eu costurava à mão.
A certa altura, a Deolinda notou a presença de três homens na estrada. Estavam parados e pelos gestos deles a Deolinda ficou preocupada e levantou-se imediatamente e foi fechar a porta da casa, uma vez que já não tinha tempo de ir fechar a do caminho.
Meu dito, meu feito: um dos homens, bateu à porta e à pergunta da Deolinda – Quem está aí? – respondeu:
- Seu criado, faz favor.
E Deolinda:
- A porta não se abre. Você não tem cá obra.
E a Deolinda retomou o trabalho.
Momentos depois, o mesmo, que conhecia bem o interior da casa por morar pertinho, tentou entrar pelo alçapão que dá para esta sala.
Ao sentir gente lá debaixo, a Deolinda puxou a máquina sobre o alçapão. Então o atrevido pegou num maço e começou a bater até arrebentar as tábuas do alçapão. Ao tentar segurar a máquina para ela não cair no buraco aberto, a Deolinda foi agarrada pelas saias e o assaltante, não a querendo deixar, foi arrastado pela Deolinda até perto da porta e só a largou ao magoar-se no braço. A Deolinda abriu a porta (para fugir) e entraram então os outros dois. De nada valeram os protestos da Deolinda, como mestra da costura que era.
O outro, o solteiro, veio direito a mim e obrigou-me a sentar-me nos seus joelhos – havia aqui na sala uma cama de ferro.
Ao ver isto, a Alexandrina, num rápido, saltou pela janela. A Deolinda deu um grito e saiu pela porta fora. Entretanto, a Alexandrina veio de volta com um arejão na mão e a chorar, protestando que lhe tinham feito perder uma aliança. Chamou-lhe cães e ameaçou que gritaria se não se fossem embora. Um deles mostrou-lhe a mão cheia de anéis e disse-lhe:
- Perdeste o anel? Escolhe aqui um.
A Alexandrina recusou desdenhosamente e então eles foram-se embora.

O homem solteiro era o Camilo da Costa Faria, o casado, certamente o dos anéis, chamava-se António da Costa Faria e devia ser irmão.

Sem comentários:

Enviar um comentário