quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Igreja do Matinho


A Beata Alexandrina foi baptizada na Igreja do Matinho, a que precedeu a actual e que ficava na parte nascente do cemitério paroquial. Como os materiais dessa igreja foram aproveitados na nova construção, dela conservam-se apenas imagens e alguma informação escrita.
Nos anos iniciais do século XVIII, a capela-mor da Igreja do Matinho estava arruinada e os balasarenses pressionaram o comendador a restaurá-la, como era sua obrigação. De facto, foi inteiramente refeita.
Em princípios de 1736, “os moradores da freguesia de Santa Eulália de Balasar” requereram a Braga licença para o pároco benzer a nova capela-mor. Não se pode garantir a transcrição fiel da totalidade das palavras do pedido pois a cópia que dele se conserva no arquivo distrital é de leitura muito difícil, mas foi mais ou menos nestes termos que eles se dirigiram à autoridade eclesiástica:

Ilustríssimo Senhor
Dizem os moradores da freguesia de Santa Eulália de Balasar, termo de Barcelos, Arcebispado Primaz, que arruinando-se a capela-mor da sua igreja e freguesia e para haver de se reparar foi necessário erigi-la sendo de novo feita e acabada e juntamente (?), telhada e caiada, com seu altar feito e tribuna benzida, capaz para nela se poder celebrar o Santo Sacrifício da Missa, pelo que pede a Vossa Ilustríssima seja servido conceder-lhe licença para se benzer e dizer nela e celebrar o Santo Sacrifício da Missa.

A licença veio só dois anos depois. E deve ter sido ainda alguns anos mais tarde que a paróquia decidiu refazer também o corpo da igreja, que de três naves passou então a uma só.

A imagem da padroeira ao cimo foi pintada de novo em tempo recente e profundamente desfigurada face ao que aqui se vê. Deve ter vindo da Igreja do Matinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário