sábado, 19 de maio de 2012

Capela de Nossa da Senhora da Piedade, no Casal


Ao modo do que se passou em 1834 com a capela do Senhor da Cruz, também um século antes foi necessário fazer complexas diligências para obter de Braga a autorização para a erecção da Capela de Nossa Senhora da Piedade no lugar do Casal. A iniciativa da erecção foi de António da Costa Soares, dono duma quinta e cerca naquele lugar, mas residente no Porto onde devia possuir um negócio rendoso: era mestre serigueiro, isto é, naquele tempo da ostentação barroca trabalhava em sedas. Mas deve ser o mesmo em 1749 é referido como capitão num assento de baptismo duma filha de Manuel Nunes e talvez o sargento-mor dum assente de óbito posterior.
No processo ocorre uma vez o nome do P.e Eusébio António Soares, que devia ser familiar muito próximo de António da Costa Soares. Até se pode alvitrar que a capela tenha sido erigida, ao menos em parte, para ele ter nela alguma fonte de rendimento.
O documento da capela da Senhora da Piedade tem dezassete páginas: é um dossiê constituído por vários outros documentos menores. O primeiro é a petição dirigida a Braga a solicitar autorização para a construção e data de 1735, tempo ainda do reitor António da Silva. Seguem-se pedidos de esclarecimento da parte de Braga e as respectivas respostas (a última das quais já é assinada pelo reitor António da Silva e Sousa) bem como três escrituras de dotação de bens que haviam de garantir a subsistência económica do pequeno templo. A concluir, vem a provisão, que é a autorização para se levantar a capela.
Sobre esta capela, escreveu em 1758 o reitor da freguesia, quando ela tinha apenas uns vinte anos:

Tem [a freguesia] uma ermida da Senhora da Piedade, sita no lugar do Casal, que é anexa da igreja paroquial de que se trata.
A romagem que acorre à dita ermida é somente no primeiro domingo de Agosto, quando se faz a festa à mesma Senhora.

Mas pode-se dizer que de algum modo a capela de Nossa Senhora da Piedade antecipa a da Santa Cruz - a da Santa Cruz antecipa a Beata Alexandrina.


Ilustração - Imagem de Nossa Senhora da Piedade que se venerou no Casal.

Sem comentários:

Enviar um comentário