quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nicho do Senhor dos Aflitos em Vila Pouca, Balasar


Datado de 1783, o Nicho do Senhor dos Aflitos em Vila Pouca vem ainda do tempo do P.e António da Silva e Sousa, que paroquiava a freguesia já quase desde há 50 anos.
Na sua frente, ao cimo, lêem-se três nomes de homens, certamente os que custearam a construção. As palavras estão aí quase todas em abreviatura, mas devem corresponder a João António Martins, Custódio da Costa e Custódio da Costa. Custódio era então um nome muito comum.
Percorrendo os assentos de baptismo do tempo, pensamos ter identificado os Custódios: um era de Gresufes e o outro de Vila Pouca. De facto, os dois ocorrem às vezes mesmo lado a lado.
O artista que gravou esses nomes deve tê-los copiado de qualquer papel, pois seria analfabeto como João António Martins e os Custódios. O pároco escrevia sempre Custódio com u na sílaba inicial e não com o. Deve ter sido alguém de Além que propôs a grafia errada.
As abreviaturas usadas eram comuns nos registos do Pároco.
No fragmento dos assentos de baptismo acima (final dum de 1782 e princípio de outro), na segunda linha lê-se o nome de Custódio da Costa, de Gresufes, e  na quinta o de Custódio da Costa, de Vila Pouca; assinaram de cruz. No segundo assento, António Martins baptiza uma filha. Como o pai dele se chamava João, pode ser este seja de facto o João António Martins do nicho.
No baptizado de outro filho de António Martins, ocorrem dois Custódios da Costa, ambos de Vila Pouca, sendo um da Costa Machado e o outro da Costa Raposo.
A representação icónica do Senhor Aflitos é Jesus Crucificado, o que ainda poderia evocar o padroeiro da antiga Gresufes. E é de facto o que se encontra no painel de azulejo do interior.
O nicho pode ter resultado de promessa feita em momento de dificuldade.
Ele fica a uns 200 metros da casa onde nasceu o pai da Beata Alexandrina e a menos de um quilómetro da casa da mãe. Em criança, a Alexandrina deve-o ter conhecido muito bem.

Imagens de cima para baixo:
Nicho do Senhor dos Aflitos em Vila Pouca, Balasar.
Inscrição na fachada do mesmo nicho.
Assentos de baptismo de 1782 em que se mencionam nomes que podem corresponder aos da inscrição.
Painel do Senhor dos Aflitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário