terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Uma fotografia de 1939


Do período em que a Alexandrina reviveu a Paixão com movimentos há mais fotografias do que as que vamos colocar aqui. Mas sobre esta, de 1939, não queremos deixar de dizer algumas palavras.
A Alexandrina está em êxtase e, junto à cama, o P.e Pinho, de quem só se vê parte duma mão, a caneta e um caderno, toma apontamentos.
Um dia a D. Eugénia Signorile pediu-me que a esclarecesse se a fotografia era mesmo de 1939 ou anterior, de 1934, como alguém tinha escrito.
A princípio, não sabia, mas depois notei que por cima da cabeceira da cama estava um quadro – e nalgumas cópias da fotografia ele vê-se mais até cima. Então pensei que ele poderia ter uma data e se a tivesse possivelmente ajudaria a resolver o caso. Não foi fácil localizá-lo, pois estava por cima da porta que dá acesso ao andar do quarto e naturalmente é recanto em que pouco se repara. Mas tinha mesmo uma data, de 1937. Naturalmente a fotografia era posterior, logo de 1939.
Não é preciso ser detective para chegar até aqui...

Esta deve ser do mesmo dia. O cabelo está bastante desalinhado como na anterior, a coberta da cama parece a mesma, diversos pormenores nas almofadas e na parede apontam para a mesma ocasião.
Mas agora não está mais em êxtase e a sua mão direita segura o crucifixo.
Se imaginarmos o permanente tormento por que passa e soubermos que lhe é pedido um contínuo sorriso, concluiremos que o que aqui mostra é mais do que o comum sorriso para a fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário