sábado, 3 de setembro de 2011

Um tratado de mística

O nosso (do autor deste blogue) conhecimento de mística é muito limitado, apesar de há dez anos estudarmos a Beata Alexandrina. Como o Dr. Dias de Azevedo e cremos que também o P.e Humberto recorriam à exposição de J. G. Arintero Evolución Mística, procurámos o livro e descobrimo-lo em linha, ao menos em parte, aqui.


Tradução da informação da Wikipédia alemã sobre J. G. Arintero:

"Juan González Arintero OP (nascido em 24 de Junho de 1860, faleceu em 20 de Fevereiro de 1928), dominicano desde 1875, padre católico, teólogo espanhol, ensinou, principalmente em Salamanca, apologética e teologia espiritual. Fundou em 1921 em Bilbau a revista La Vida Sobrenatural, a primeira das revistas de teologia mística. Esta foi modelo para outras revistas europeias, como o Revista de Ascese e Mística (Zeitschrift für Aszese und Mystik, Innsbruck 1926).
Arintero é um dos fundadores da espiritualidade moderna. A sua importância reside no fato de que sua abordagem integrativa ajudou a superar a separação neo-escolástica de ascese e mística. Tópico de interesse é também a sua eclesiologia evolutiva. A dimensão mística da Igreja (Corpus Christi mysticum) é o princípio da sua realização colectiva e conclusão".

A Revista de Ascese e Mística foi fundada provavelmente ao tempo em que o P.e Mariano Pinho estudava em Innsbruck.

Sem comentários:

Enviar um comentário