quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nunca se fez coisa igual nem parecida em Balasar!


A festa do Sagrado Coração de Jesus em Balasar, em 1939

Em 7/8/39, o P.e Leopoldino informou para A Voz da Póvoa:

No próximo domingo verifica-se a festividade do Sagrado Coração de Jesus, promovida pelo Apostolado da Oração. Será precedida de um tríduo de práticas pelo Rev. missionário apostólico Mariano Pinho, S.J.
O Programa da solenidade é o seguinte: às 6 horas, missa, prática e comunhão geral; às 11, missa solene; às 16, exposição eucarística e sermão, seguida de procissão.
No largo fronteiro à igreja, será dada a bênção pública, precedida do coro falado em que tomarão parte as crianças da Cruzada Eucarística das freguesias de Arcos, Rio Mau, Rates, Macieira, Negreiros, Gondifelos e Fradelos.
Deve ser uma manifestação imponente a Jesus Sacramentado.
Recolhida a procissão, haverá no mesmo local, sessão de propaganda em prol da família cristã, falando vários oradores. É promovida pela Acção Católica.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus da Igreja de Balasar.

Em 20/8/39, para o mesmo jornal, fez a apreciação do acontecimento:

Está de parabéns a nossa freguesia pelo brilhantismo da festa do Coração de Jesus. Nunca aqui se fez coisa igual nem parecida! Aquela parada das 521 crianças das Cruzadas Eucarísticas das aldeias vizinhas, e algumas bem de longe, foi admirável.
A jornada da família também esteve muito boa, revelando-se o jocista Joaquim da Silva Furtado (o Airoso), um pobre cesteiro, um orador de raça, se praticar e não se envaidecer.

Ao tempo do P.e Leopoldino, havia festas religiosas em Balasar como dificilmente se imagina. Desta vez, a presença do P.e Mariano Pinho, dinamizador da Cruzada Eucarística - e director da Alexandrina, que então começava a ser conhecida - constituía um especial chamariz. Na altura ele residia em Braga.
Nos escritos da Alexandrina, não encontrámos referência a esta vinda do director espiritual. Decorriam então as diligências para a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria e a Doente do Calvário revivia semanalmente a Paixão com movimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário