sábado, 21 de maio de 2011

Visita pastoral de D. António Bento Martins Júnior a Balasar em Março de 1949


A notícia abaixo, enviada pelo P.e Leopoldino para o Idea Nova em 21 de Março de 1949 e saída em 26, quase na véspera dos anos da Beata Alexandrina, aparentemente tem pouco a ver com ela. Mas isso é só na aparência, porque na realidade deve ter muito. O Sr. Arcipreste, que acompanhava o Sr. Arcebispo, visitou-a na altura e ficou certamente com a melhor impressão. A Alexandrina fala disso ao P.e Pinho em 24 de Maio:

No dia 17 de Março veio a Balasar, em visita pastoral, o Sr. Arcebispo.
Enquanto ele esteve na Igreja a administrar o Santo Crisma, o Sr. Arcipreste da Póvoa, que o acompanhou, veio visitar-me. Falámos muito.
Na despedida ele perguntou o que podia fazer por mim. Sem saber a que ponto se referia, perguntei-lhe: para a alma ou para o corpo? Ele disse:
– Sim, para o corpo.
– Respondi-lhe não me falta nada, etc.
– E para a alma quer qualquer coisa?
– Queria o meu director.
– Qual?
– O Sr. P. Pinho.
– E  precisa, precisa - respondeu-me - e Nosso Senhor há-de dar-lho.
Pedi-lhe para beijar no meu nome a mão do Sr. Arcebispo. Já me escreveu a dizer que lá transmitiu os meus pedidos.

Muita coisa ia mudar. Veja-se a notícia do P.e Leopoldino.

Constituiu uma manifestação de apreço e estima a grandiosa recepção feita pelo nosso povo ao Sr. Arcebispo Primaz, por ocasião da sua Visita Pastoral. Sua Ex.cia Rev.ma visitou, pela primeira vez, oficialmente, esta freguesia, que soube corresponder à sua gentileza de uma forma condigna.
O ilustre Prelado foi esperado à Capela da Quinta pelas Confrarias, organizações católicas, pessoas de representação e muito povo desta freguesia e das vizinhas.
Depois de paramentado, foi saudado pelo estudante António Joaquim Machado, seguindo o cortejo pela estrada municipal até à Igreja, ostentado o trajecto uma artística decoração e um lindo tapete. Em todo o percurso os morteiros estouraram fortemente e o povo ia cantando o Hino do seu Prelado. Na Igreja, o Sr. D. António agradeceu no púlpito a recepção que lhe prestaram e fez uma substanciosa instrução sobre o Sacramento do Crisma e deveres dos Católicos.
Receberam o Sacramento da Confirmação 480 pessoas de ambos os sexos, sendo padrinho dos indivíduos do sexo masculino o Sr. Dr. João Ferreira Gonçalves Costa e do feminino a Sra. D. Germana Ferreira Machado Costa. Ao Crisma, seguiu o exame de doutrina das crianças que correu muito bem porque restavam bem preparadas. A procissão ao cemitério, que estava muito limpo e ornamentadas as campas, graças ao zelo da Junta e à piedade do povo, realizou-se sem grande acompanhamento.
Na despedida, Sua Ex.cia Rev.ma foi cumprimentado pelas pessoas gradas e pelo povo, cantando entusiasticamente o seu Hino, e saudado com fortes baterias de morteiros que se ouviam muito ao longe. A verdade é só uma – o nosso Ex.mo Prelado, na sua visita, prende o povo de Balasar pelo seu trato amável e zelo apostólico.

Sem comentários:

Enviar um comentário