segunda-feira, 23 de maio de 2011

Grandiosa recepção à Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Fátima, nas Fontainhas, em 5/9/51


No Idea Nova de 15 de Setembro de 1951, o P.e Leopoldino manifesta o seu grande regozijo pela recepção prestada à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima aquando da sua passagem nas Fontainhas, no dia 5 anterior. De notar de novo a presença de D. António Bento Martins Júnior e do Sr. Arcipreste.
Foi para abrilhantar este evento que o Dr. Josué Trocado, originalmente, criou o Coro Regional do Norte.

"Não podemos deixar de louvar o povo crente de Balasar e a Comissão, presidida pelo nosso Rev. Abade, pela grandiosa recepção que fizeram ao anoitecer do dia 5 à bendita imagem peregrina de Nossa Senhora da Fátima. A larga Avenida da Feira estava lindamente ornamentada com be­las decorações e artísticos tapetes de flores, bem como as janelas dos prédios vizinhos, embandeiradas com colchas.
No grande recinto, reuniu-se a quase totalidade das freguesias de Balasar, Rates e Macieira, com os seus párocos e organismos da Acção Católica e Confrarias de Balasar. Foram vistas também muitas pessoas dessa vila, de Bei­riz, Courel, Gueral e de outras partes. Os cânticos, dirigidos e acompanhados pelo Sr. Dr. Josué Trocado, foram ampliados por um alto-falante dessa vila.
Quando se aproximava a noite, o recinto, já iluminado, recebeu a bendita Imagem, onde a esperava o povo crente, que a vitoriava com palmas, vivas, lenços brancos, bandeiras, cânticos, orações e lá­grimas. Enquanto os foguetes estralejavam nos ares, o Sr. Arcebispo, o Sr. Arcipreste e os Rev.os Párocos acompanhavam a Imagem, por entre alas de crianças, adultos e doentinhos, implorando a chorar as graças da Senhora de Fátima. Foi uma manifestação rápida, mas linda, sentimental e digna da Mãe do Céu!
Já na véspera tinham ido a essa vila, assistir às festas da Se­nhora, as Confrarias, crianças da Cruzada, Juventude Católica Feminina, em comboio especial organizado pelo C.P. a pedido do Chefe Oliveira, o que muito concorreu para o bom êxito da recepção das Fontainhas. Parabéns a todos".

Imagem - Nicho recente em honra de Nossa Senhora de Fátima nas Fontainhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário