sábado, 6 de novembro de 2010

“Caminhos de Balasar”

Aqueles que se empenham em estudar e divulgar a Beata Alexandrina só podem saudar como um acontecimento feliz a publicação dos Caminhos de Balasar, uma “biografia da Beata Alexandrina”, da autoria do P.e M. Fernando Silva.
E ela vem num momento em que a divulgação da Beata de Balasar atravessa um período particularmente produtivo: saiu há pouco na Inglaterra o DVD das Mary’s Dowry Productions, está em curso uma bem-sucedida campanha de divulgação no Facebook, estão para sair a edição em francês da excelente biografia Solo per Amore! e a segunda edição do volumoso livro Figlia del Dolore Madre di Amore, terá sido publicado recentemente um livro no Brasil, aguarda-se para breve um opúsculo em tradução para letão e outro em tradução para maltês, fala-se também na publicação dum livro na Irlanda e está pronta uma monografia histórica de Balasar.
Caminhos de Balasar é uma narrativa clara, de leitura agradável, acessível ao leitor comum. Como Pastorinhos de Fátima do mesmo autor.
A advertência de que não se propõe tratar da “vivência mística” da Alexandrina não nos parece que seja de tomar demasiado à letra. O P.e Fernando pretendeu acompanhar a Autobiografia e fê-lo. Naturalmente, completou o quadro, indo mais além, até à morte da sua protagonista.
O livro tem 400 páginas de texto, mas, quando se chega ao fim, deseja-se mais, sente-se que era preciso avançar pelas Cartas ao P.e Pinho e pelos Sentimentos da Alma.
Sobre os méritos do P.e M. Fernando Silva, a própria contracapa nos elucida. Ele é um ilustre membro do Clero bracarense e passa a ser o primeiro entre os seus pares a concretizar uma obra do género e com esta extensão.
Cremos que a publicação deste livro constitui um passo muito importante no sentido de se obter um relato rigoroso dos factos, indispensável para a ansiada edição crítica dos escritos da Beata.

Sem comentários:

Enviar um comentário