sábado, 23 de outubro de 2010

DVD DAS MARY’S DOWRY PRODUCTIONS SOBRE A BEATA ALEXANDRINA

Por  Kevin Rowles
O primeiro DVD em inglês sobre a vida e a missão da Beata Alexandrina Maria da Costa acaba de ser lançado na Inglaterra pela empresa cinematográfica católica Mary's Dowry Productions. Duas irmãs, Bernadette e Emily Bevans, fundaram e dirigem esta empresa, e fazem quase tudo sozinhas na produção e filmagem dos DVD's, mesmo compor e tocar a música para a banda sonora. A maioria de seus DVD's até à data tem sido sobre a vida dos santos e mártires ingleses, mas ambas as irmãs tinham desde há anos devoção à Beata Alexandrina de Portugal, e gostaram muito de fazer este filme sobre a sua vida e missão.

O DVD continua o estilo único que tem sido desenvolvido pelas irmãs Bevans, utilizando actores e cenários para retratar as personagens e as cenas. O cenário criado pelas irmãs para este DVD é muito parecido com o quarto da Beata Alexandrina. As cenas de acção são intercaladas com as fotografias tiradas em Balasar, e o DVD foi na maior parte filmado a preto e branco, com sequências de cor no final, o que contribui para a atmosfera histórica, trazendo à mente as muitas antigas fotografias a preto e branco tiradas à Beata Alexandrina no seu quarto, e as imagens do filme de quando revivia a Paixão de Cristo. O filme também apresenta fotografias de flores e da beleza da paisagem - coisas que eram muito queridas ao coração da Alexandrina.

A narração é muito clara no DVD e os principais acontecimentos da vida e da missão da Alexandrina são todos abordados. O DVD começa com uma breve descrição de seu nascimento e infância, associando isso à milagrosa Santa Cruz de Balasar, que apareceu em 1832. Imagens da Santa Cruz e da casa do Calvário são habilmente entrelaçadas com as cenas de acção. A cena do ataque à Beata Alexandrina e suas companheiras está bem conseguida e é muito comovente. Após o ataque, o filme volta-se para os acontecimentos da vida da protagonista após sua completa paralisia.

Um tema recorrente do DVD é a devoção da Beata Alexandrina a Jesus na Santa Eucaristia em todos os sacrários da terra, e o seu reconhecimento de que se havia tornado uma prisioneira na sua cama, como Jesus se tornou um prisioneiro Divino nos sacrários por nosso amor. Em vez de pedir para ser curada, ela aceitou o convite de Nosso Senhor para se tornar uma "alma vítima”, oferecendo os seus sofrimentos para reparar os pecados da humanidade. O filme faz referência a algumas das aparições de Nosso Senhor e Nossa Senhora, e também a alguns dos ataques de Satanás.

A ligação da Beata Alexandrina aos acontecimentos de Fátima surge muito bem no filme, que menciona a ligação da Irmã Lúcia de Fátima à Alexandrina e, especialmente, os pedidos da Alexandrina para 'rezar o Rosário, fazer Primeiros Sábados, e consagrar-se ao Coração Imaculado de Maria através do Escapulário Castanho', destacando a natureza mariano do apostolado da Beata de Balasar.

O DVD também menciona o pedido de Nosso Senhor para ela reviver a sua paixão todas sextas-feiras em reparação pelos pecados do mundo, e para que o Papa consagrasse o mundo ao Imaculado Coração de Maria, um acto que por sua vez apressaria o fim da II Guerra Mundial. As cenas da Paixão no DVD são muito parecidas com as imagens originais da Beata Alexandrina a sofrer a Paixão de Cristo. A consagração foi conseguida com as suas orações e sofrimentos. Apesar de a consagração ter sido feita, a missão da Beata Alexandrina certamente não tinha chegado ao fim, pois Nosso Senhor disse-lhe que queria que ela vivesse apenas da Santa Eucaristia - mais uma vez destacando a natureza cristocêntrica e eucarística destes acontecimentos. As cenas de acção são muitas vezes intercaladas por imagens de vários sacrários, que ajudam a esclarecer este aspecto. A vida de Alexandrina deve ser um impulso para a recepção da Sagrada Comunhão e para a Adoração Eucarística, e o DVD sublinha este ponto.

O filme também destaca a relação da Alexandrina com os Salesianos, e que ela rezava especificamente pelos jovens. O horror do pecado e o sofrimento terrível que a Alexandrina sofreu por causa dos pecados dos outros são também são também postos em evidência neste DVD. O filme termina mostrando a morte da Alexandrina, e as irmãs Bevans recriaram carinhosamente a sua famosa fotografia após a morte, rodeada de flores e de gaze branca. As imagens finais do DVD são algumas fotografias coloridas do túmulo da Alexandrina e da igreja paroquial de Balasar, incluindo uma fotografia do túmulo recentemente renovado.

Este DVD é um recurso muito bem-vindo para iniciar as pessoas na vida e na missão da Beata Alexandrina. As irmãs Bevans fizeram um óptimo trabalho e não deve surpreender que tenham ganho o
Prémio Mulheres Católicas de 2010, destinado "a homenagear as mulheres católicas que dão excelente serviço à Igreja”. Este é um prémio merecido para elas e para o seu trabalho.

O DVD está disponível pelo preço de £ 9,99 (cerca de € 11,22 euros) nas:
Mary's Dowry Productions
P.O. Box 4513
Worthing
West Sussex
3WT BN13
England
Telefone: 01903 249214 ou 079 0644 6078
.
Vendas on-line
Podem ser encontradas também informações adicionais no blogue das Mary's Dowry Productions.

Sem comentários:

Enviar um comentário